Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

terça-feira, 7 de julho de 2015

PAROQUIA SÃO PEDRO EM COARI CELEBRA O SEU PADROEIRO

No dia 29 de junho de 2015 a Paróquia São Pedro celebrou a festa de seu Padroeiro, o glorioso São Pedro. O tema central do Novenário e da festa desse ano foi: “São Pedro e a validade permanente do mandato missionário” e teve como pano de fundo para as reflexões a encíclica “Redemptoris Missio” de São João Paulo II. No dia da festa de São Pedro os festejos começaram bem cedo com uma rajada de fogos de artifício. 

Na parte da tarde, a partir das 17:00h, houve o lugar uma procissão todo especial da qual participaram Dom Marcos Piatek, Pe. Elcivan, Pe. Adeilson, Diác. Delaci, seminaristas, irmãs religiosas e uma multidão de fieis, devotos do Apóstolo São Pedro. A procissão teve duas partes: uma parte fluvial e outra terrestre. A procissão fluvial consistiu na viagem do andor com a imagem de São Pedro numa balsa, saído da proximidade da olaria, percorrendo o lago Coari indo até o “encontro das águas” com Rio Solimões e retornando ao porto da olaria. 

Na chegada Dom Marcos Piatek abençoou todos os barcos, os pescadores e os numerosos fieis aí presentes. Da procissão fluvial participaram muitas embarcações: barcos, lanchas e rabetas. Era um verdadeiro espetáculo da natureza e de fé! Em seguida começou a segunda parte da procissão. Esta vez foi a procissão terrestre pelas ruas da cidade até a igreja matriz de São Pedro. Toda a procissão durou quase duas horas. 

Muita oração, muitos cantos, muita beleza natural junto com a manifestação pública da fé católica! Após a chegada começou a Missa campal ao lado da igreja matriz de São Pedro. A praça da matriz ficou superlotada de fieis vindos de todos os cantos da cidade de Coari e até das outras cidades. Durante a sua pregação o bispo comentou as leituras bíblicas e o tema central da festa: “São Pedro e a validade permanente do mandato missionário”. 

Dom Marcos Piatek falou também sobre os desafios da evangelização nos dias de hoje lembrando as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 onde se fala da “Igreja em estado permanente de missão”. O bispo lembrou duas frases do Papa Francisco pronunciadas hoje em Roma na festa de São Pedro. A primeira fala da fundação explícita da Igreja por Jesus: "A Igreja não é do Papa, dos Bispos, dos Sacerdotes e muito menos dos leigos. A Igreja é somente de Cristo!” 

A segunda frase do Papa Francisco fala sobre a importância do testemunho na evangelização: “Ensinar a oração, orando; anunciar a fé, acreditando; testemunhar, vivendo!” Toda a celebração eucarística foi muito bonita. O ambiente preparado, a liturgia participativa, o céu com a lua cheia, criaram o clima bom para rezar e meditar. 

A celebração eucarística terminou com a solene bênção episcopal para todos os presentes. Logo após a missa houve lugar o tradicional arraial com uma boa participação das comunidades. Da festa de São Pedro participaram também as diversas autoridades políticas do município. 

Gostaria de parabenizar e agradecer a Paróquia São Pedro, com seus padres, religiosas e numerosos leigos engajados, pela bonita organização dos festejos em honra de São Pedro e pelo zelo missionário! 



São Pedro, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário