Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

terça-feira, 7 de julho de 2015

A CATEDRAL DE COARI FOI PINTADA E FICOU MUITO BONITA!

Nos últimos dias do mês de junho de 2015 a catedral de Coari foi pintada. É o fruto do zelo, da generosidade e da fé dos fiéis católicos da Paróquia São Sebastião e Sant’Ana! Toda a obra foi financiada com o dinheiro dos dizimistas. Queremos parabenizar os padres redentoristas pelo cuidado para com a nossa catedral! Agradeço ao Pe. Zenildo Luiz (pároco) e ao Pe. Raimundo Elson (vigário paroquial e diretor da Rádio Educação Rural de Coari e da Rádio Coari AM) pelo acompanhamento competente durante a reforma. 

A minha gratidão e bênção vai sobretudo a todos os paroquianos da nossa catedral de Sant’Ana. Deus lhes pague e abençoe!
O termo catedral deriva do latim “ecclesia cathedralis” e do grego “καθέδρα” e significa a igreja sede, cadeira de onde o bispo exerce a sua função de proclamar - testemunhar o Evangelho (o múnus de santificar), de expor a doutrina da Igreja Católica (o múnus de ensinar) e de servir (o múnus de governar). O bispo exerce o seu ministério episcopal em comunhão hierárquica com a cabeça (Papa) e com os membros do Colégio (Bispos). 

“Os Bispos que, por divina instituição, sucedem aos Apóstolos, são constituídos, pelo Espírito Santo que lhes foi conferido, pastores na Igreja, a fim de serem também eles mestres da doutrina, sacerdotes do culto sagrado e ministros do governo... O Bispo diocesano deve dedicar especial solicitude aos presbíteros, a quem deve ouvir como auxiliares e conselheiros, ... tendo especial cuidado com as vocações sacerdotais e missionárias.” (Can. 375, 384,385).
 

Quando o Papa Paulo VI criava a Prelazia de Coari, aos 13 de julho de 1963, escreveu: “A cidade de Coari será a sede desta nova circunscrição (Prelazia de Coari) e a sua Igreja Prelatícia será dedicada à Sant'Ana.” Quando aos 09 de outubro de 2013, o Papa Francisco criava a Diocese de Coari, escreveu: “Mantemos a mesma sede episcopal, na qual anteriormente era a sede da Prelazia, e elevamos o mesmo templo prelatício ao grau de templo catedral.” 

Juridicamente falando, a nossa catedral, como Igreja-Mãe (Ecclesia Mater) da Diocese de Coari, nasceu em 2013! Por tudo isso a nossa catedral de Sant’Ana tem um significado e a simbologia todo especial! Ela é a Igreja Mãe dos católicos nos 07 municípios, com cerca de 500 comunidades!
 

Com a catedral de Coari está ligada uma praça e não se trata de qualquer praça! Com a catedral da diocese de Coari está ligada, desde os tempos remotos, a bonita Praça de São Sebastião! É um conjunto que faz parte do patrimônio religioso e cultural da população católica, não só dos habitantes da nossa querida cidade, mas de toda a diocese. Por isso a Praça São Sebastião precisa preservar a sua função espiritual e religiosa! 

A Praça São Sebastião precisa ser amada e respeitada. A Praça São Sebastião é a “terra santa” e não pode ser “profanada” ou “secularizada”. Nós adultos, precisamos educar as novas gerações, para que tratem esse lugar, todo especial, com carinho e respeito, evitando os abusos. Precisamos “dar a Deus o que é de Deus e a César o que é de César” (Mt 22, 21)! São Sebastião, rogai por nós!
 

Depois da última pintura - reforma da catedral de Coari, possamos começar a preparar os nossos corações, as nossas famílias e toda a diocese de Coari para o próximo festejo em honra a Sant’Ana, a Padroeira da diocese de Coari.

A celebração do Novenário iniciará no dia 17 de julho. Já foi elaborada a extenção programação religiosa e social. Desde já convidamos a todos a participarem da festa de Sant'Ana, que a Padroeira da cidade de Coari e da Diocese de Coari.

 Sant’Ana, rogai por nós!

Um comentário:

  1. Boa tarde, somos da Paróquia Santo Antônio de Vila Brasilândia - São Paulo - Capital e precisamos falar na Catedral, caso alguém tenha o telefone, por favor, nos informe. Pela Internet não encontramos. Grata, Maria Cleide

    ResponderExcluir