Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

quarta-feira, 27 de maio de 2015

PENTECOSTES DE 2015 EM COARI



No dia 24 de maio de 2015 a Igreja Católica celebrou a Solenidade de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo. Todas as paróquias da Diocese de Coari celebraram com muita fé e alegria o dom da vinda do Espírito Santo. 

 

A Igreja fundada por Jesus, a partir de Pentecostes, começa a sua expansão missionária. O Espírito Santo é a alma da Igreja! Os discípulos abalados pela morte de Jesus “estando fechadas as portas, por medo dos judeus” (Jo 20,19) com a vinda do Espírito Santo saíram para evangelizar realizando a missão recebida de Jesus: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio... Recebei o Espírito Santo!” (Jo 20,22). 

As três paróquias de Coari começaram a Solenidade de Pentecostes às 05:00h da manhã com as rajadas de fogo nas igrejas matrizes das paróquias. Às 05:30 aconteceu a concentração em frente da Catedral de Sant’Ana. 

 

Às 06:00h começou a Carreata, saindo da catedral, passando em frente a todas as igrejas da cidade anunciando a vinda do Espírito Santo e convidando o povo católico para a festa. 

Na chegada da carreata, da qual participaram os padres, o bispo, as irmãs religiosas e muitos fieis, aconteceu a bênção para os motoristas e para os veículos. 

 

A celebração principal teve lugar às 19:00h no Centro Cultural Carlos Braga com uma maciça participação dos fiéis. Estavam também presentes o prefeito municipal, Sr. Raimundo Magalhães e várias autoridades municipais. 

 

A missa solene foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari e, concelebrada pelos sacerdotes, que trabalham em Coari. Estavam presentes as irmãs religiosas, os nossos diáconos e os seminaristas do seminário Sant’Ana. 

 

A celebração, que foi muito bem preparada nos ajudou a reviver a vinda do Espírito Santo com muita fé e alegria. Na sua pregação o bispo explicou o significado da Solenidade de Pentecostes e abordou o tema desse ano: “O Espírito Santo fortalece a vida e nos impulsiona a servir”.  

A participação ativa dos jovens, dos crismados, das várias pastorais e serviços nos ajudou a vivenciar o mistério de Pentecostes numa maneira muito profunda. 

 

A nossa gratidão a todos que com muito zelo e sacrifício prepararam a Solenidade de Pentecostes 2015! Deus pague a todos os organizadores! 

 

A nossa gratidão ao povo de Deus de Coari e do interior, que veio celebrar com muita piedade e alegria a festa de Pentecostes! 

 

Vinde Espírito Santo enchei os corações de vossos fiéis e ascendei neles o fogo do Vosso amor; enviai Senhor o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário