Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

segunda-feira, 6 de abril de 2015

O PRIMEIRO ANIVERSARIO DA INSTALAÇÃO CANÔNICA DA DIOCESE DE COARI-AM



No dia 16 de março de 2014 foi juridicamente instalada a Diocese de Coari. 

Em pleno Jubileu de Ouro, da então Prelazia de Coari (1963-2013), o Santo Padre o Papa Francisco, no 09 de outubro de 2013 criou a Diocese de Coari. 

A instalação canônica aconteceu no dia 16 de março de 2014 durante a solene celebração eucarística, celebrada na Praça São Sebastião e, presidida pelo senhor Núncio Apostólico no Brasil Dom Giovanni d’Anielo. Estava também presente o Mons. Tomasz Grysa, Conselheiro Jurídico da Nunciatura. 

Vieram numerosos Missionários Redentoristas do Brasil e dos Estados Unidos da América, os “guardiões” da Prelazia de Coari, todos os bispos do Regional Norte I da CNBB, presbíteros, irmãs religiosas, seminaristas e uma multidão de fiéis vindos de todas as paróquias da nova diocese. Durante a solene Eucaristia o senhor Núncio Apostólico declarou solenemente: “PARA LOUVOR E GLÓRIA DA SANTÍSSIMA TRINDADE E DE NOSSO SENHOR E REDENTOR JESUS CRISTO, INVOCANDO A INTERCESSÃO MATERNA DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA, MÃE DA IGREJA, DOS BEM-AVENTURADOS APÓSTOLOS SÃO PEDRO E SÃO PAULO E DE TODOS OS SANTOS, FAZENDO USO DA FACULDADE A MIM CONCEDIDA POR SUA SANTIDADE O PAPA FRANCISCO, ATRAVÉS DA BULA “AD TOTIUS DOMINICI”, DECLARAMOS ELEVADA A PRELAZIA DE COARI À DIGNIDADE DE DIOCESE. 

AO MESMO TEMPO, CONFIAMOS O PASTOREIO DA DIOCESE DE COARI À SUA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA DOM MARCOS PIATEK, AO QUAL ENTREGAMOS O BÁCULO PASTORAL E CONDUZIMOS À CÁTEDRA EPISCOPAL”. 


Celebrando o primeiro aniversário da instalação da Diocese de Coari louvamos a Santíssima Trindade, renovamos a nossa fé e pedimos a proteção de Sant’Ana, a Padroeira da nossa Diocese. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo! Sant’Ana, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário