Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

segunda-feira, 13 de abril de 2015

FESTA DE SANTO ANTONIO NA COMUNIDADE TERRA NOVA, NO INTERIOR DE ANORI



No dia 11 de abril de 2014 foi celebrada, com muita fé e alegria, a festa de Santo Antônio na Comunidade Terra Nova, que faz parte da paróquia Imaculada Conceição em Anori-AM. 

A festa de Santo Antônio é celebrada no dia 13 de junho, mas por causa da cheia do Rio Solimões, os festejos muitas vezes são antecipados. Assim aconteceu na Comunidade Terra Nova. Santo António nasceu em Lisboa (Portugal) aos 15 de agosto 1191-1195 e, morreu em Pádua (Itália). Primeiramente foi frade agostiniano no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa. 


Tornou-se franciscano em 1220 em Coimbra e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. No ano de 1221 fez parte do Capítulo Geral da Ordem Franciscana de Assis, a convite do próprio São Francisco de Assis, o fundador, que o convidou também a pregar contra os albigenses na França. 

Foi transferido depois para Bolonha e em seguida para Pádua, onde morreu aos 36 (ou 40) anos. A Comunidade Terra Nova possui poucas casas, mas é uma comunidade dinâmica. A comunidade tem uma escolinha e uma capelinha muito simples. A santa missa é celebrada na comunidade só algumas vezes por ano por falta de sacerdote. A fé é sustentada pelos leigos que celebram o culto dominical e outras práticas religiosas. 

Foram eles que preparam o festejo desse ano. A missa festiva foi presidida por Dom Marcos Piatek, por Pe. Márcio Roberto P. Campos (pároco) e por dois sacerdotes vindos da diocese São José dos Campos SP, amigos do Pe. Márcio: Pe. Geraldo e Pe. Cláudio. Apesar da simplicidade do ambiente, a natureza enfeitou a festa e a fé do povo deu um toque muito festivo. 

Após a santa missa foi celebrada a procissão com o andor levando o glorioso Santo Antônio pelos campos da comunidade. Além da festa religiosa, houve também a festa profana: torneio de futebol, música, etc. Santo Antônio, rogai por nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário