Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

terça-feira, 7 de abril de 2015

Em pleno Domingo de Páscoa, 05.04.2015, a Paroquia São Pedro, em Coari, enviou os 140 missionários para evangelizar a sua paroquia



Sabemos que do encontro com o Cristo Ressuscitado nasce a missão evangelizadora. Os Atos dos Apóstolos nos lembram: “Deus ressuscitou Jesus no terceiro dia... E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos.” (At 10,40-43) 

O papa Bento XVI dizia, que “A Igreja evangeliza sempre e jamais interrompeu o caminho da evangelização. Celebra todos os dias o mistério eucarístico, administra os sacramentos, anuncia a palavra da vida a palavra de Deus, empenha-se pela justiça e pela caridade... 

Contudo, observamos um processo progressivo e preocupante de descristianização, de perda dos valores humanos essenciais ou desconhecimento do Evangelho. Eis por que procuramos uma nova evangelização." 

O Papa Francisco, na sua primeira exortação apostólica «A Alegria do Evangelho» fala da "Igreja em saída": “Neste tempo de grandes transformações sociais, evangelizar requer uma Igreja missionária toda ela em saída, capaz de operar um discernimento para se confrontar com as diversas culturas e visões do homem".



Neste clima da páscoa e de missão, a paróquia São Pedro, em Coari, preparou devidamente cerca de 140 missionários para evangelizar as suas 05 comunidades. A Missa do Envio aconteceu em pleno domingo da Páscoa e foi presidida por Dom Marcos Piatek. 

No final da celebração eucarística os missionários foram enviados para evangelizar com a imposição das mãos do bispo e com uma oração todo especial para esta ocasião. Cada um deles recebeu a cruz no pescoço, o terço na mão e uma camisa especial. A missa campal contou com uma multidão de fiéis. 

Gostaria de parabenizar os padres, Pe. Elcivan (pároco), Pe. Adeilson (vigário paroquial), a irmã Claudete (ASC) pela iniciativa missionária! Que o Cristo Ressuscitado e São Pedro acompanhem os novos missionários leigos na missão evangelizadora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário