Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Começou a 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)



Começou hoje (15.04.2015) a 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A assembleia se realiza no Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP). O evento iniciou às 7:30h, aos pés da Mãe Aparecida, com a solene celebração eucarística presidida pelo Cardeal Raymundo Damesceno Assis, atual presidente da CNBB. Logo em seguida os participantes se dirigiram para o Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, CSSR. 

A abertura oficial iniciou com a celebração da Palavra de Deus e com a entronização da imagem de N. S. Aparecida. Em seguida discursaram: o prefeito de Aparecida, o Sr. Márcio Siqueira, dando boas vindas, em nome da população de Aparecida, aos participantes da 53ª AG da CNBB. Em seguida falou o Reitor do Santuário Nacional, Pe. João Batista de Almeida, CSSR, que até o ano passado era pároco da catedral de Coari-AM. Os redentoristas são guardiões do santuário desde o ano de 1894. 

Ele deu boas vindas a todos os participantes em nome dos Missionários Redentoristas, leu a mensagem do Superior Provincial de São Paulo, Pe. Rogério Gomes, CSSR, e colocou todo o santuário à disposição da reunião da CNBB. Terminada a fala do reitor do santuário falou o Sr. Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello. O Sr. Núncio agradeceu o convite da CNBB feito a ele e ao mons. Tomasz Grysa, conselheiro jurídico da nunciatura. O Sr. Núncio trouxe a bênção do Papa Francisco e lembrou alguns temas importantes que vão nortear a 53ª AG da CNBB: 50 anos de conclusão do Vat. II, o 14 sínodo dos bispos sobre a família, o tema do papel dos leigos na Igreja e na sociedade, etc. 

O senhor núncio se colocou à disposição dos bispos para atender as suas alegrias e preocupações. A parte mais importante da abertura coube ao cardeal Raymundo Damasceno Assis. Dom Damasceno anunciou, que o tema central vai elaborar as Diretrizes Pastorais da CNBB 2015-2019. O tema prioritário vai tratar do papel dos leigos na vida da Igreja e da sociedade. Foi lembrado que esta assembleia é eleitoral. 

Vai ser eleito o novo presidente da CNBB, o seu vice-presidente, secretar geral e os 12 presidentes das Comissões Pastorais Episcopais para os anos 2015-2019. A assembleia é o tempo para reflexão, para comunhão e para oração. Por isso vamos ter o retiro espiritual dirigido por Dom Geraldo Lyrio, arcebispo de Mariana-MG. Na parte da manhã falaram ainda Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB e, o Vice-Presidente da CNBB, Dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luis do Maranhão. 

Na parte da tarde começamos com a oração das “Quinze Horas” e com a apresentação da conjuntura socioeconômica e eclesial no Brasil. A parte da analise da conjuntura nacional coube ao prof. Rubens Recupero, ex-ministro da Fazenda no governo Itamar Franco. A conjuntura eclesial foi apresentada por mons. Joel, do clero do Rio de Janeiro. Depois de um intervalo rezamos as Vésperas. Logo depois a Comissão das Diretrizes apresentou o seu trabalho sobre as novas diretrizes. 

Em seguida foram feitos vários grupos para refletir o texto das novas diretrizes. Após a janta foram feitos encontros em grupos temáticos. Encerramos os trabalhos pouco antes das 22:00h. A diocese de Coari é representada, na 53ª AG da CNBB, por Dom Marcos Piatek e por dois bispos eméritos: Dom Gutemberg e Dom Joércio. Aos pés da Mãe Aparecida colocamos a caminhada da nossa diocese. Contamos também com as vossas orações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário