Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

terça-feira, 7 de abril de 2015

A Sexta-Feira Santa na catedral de Coari



“Nós Te adoramos, ó Cristo e Te bendizemos, porque pela tua Santa Cruz, remiste o mundo”. 

A celebração da Sexta-Feira da Paixão, no dia 03 de abril de 2015, na catedral de Coari,  foi presidida por Dom Marcos Piatek e concelebrada pelos missionários redentoristas, que trabalham na paróquia catedral: Pe. Zenildo, CSSR (pároco) e Pe. Raimundo Elson, CSSR (vigário paroquial). 

A liturgia tinha 04 partes: 1. Paixão proclamada: Liturgia da Palavra. 2. Paixão invocada: Solene Oração Universal. 3. Paixão venerada: Adoração da Cruz. 4. Paixão comungada: Comunhão eucarística. São Paulo nos lembrou: “Nós anunciamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos! (1Cor 1,23).



A Sexta Feira Santa é o dia da gratidão e da adoração de Jesus Cristo que nos salvou pela sua morte na cruz! Vitória! Tu reinarás! Ó Cruz, tu nos Salvarás! 1. Brilhante sobre o mundo, que vive sem Tua Luz, Tu és um sol fecundo de amor e de paz, ó Cruz!  2. Aumenta a confiança do pobre e do pecador, confirma nossa esperança na marcha para o Senhor.  3. À sombra dos Teus braços a Igreja viverá. Por Ti no eterno abraço o Pai nos acolherá.  4. Nós vamos à cidade e lá Eu irei sofrer. Serei crucificado mais hei de reviver!

 
Santo Inácio de Antioquia, bispo e mártir (Séc. I), na Carta aos Romanos, pouco antes de ser martirizado por causa de Jesus Cristo: "Meu amor está crucificado: Nem as delícias do mundo nem os reinos terrestres me interessam. Mais vale para mim morrer em Cristo Jesus do que imperar até os confins da terra. Procuro aquele que morreu por nós: quero aquele que por nós ressuscitou. Meu nascimento está iminente (martírio). 

Perdoai-me, irmãos! Não me impeçais de viver, não desejeis que eu morra, pois desejo ser de Deus. Não me entregueis ao mundo nem me fascineis com o que é material. Deixai-me contemplar a luz pura, onde, lá chegando, serei homem. Concedei-me ser imitador da paixão de meu Deus. O príncipe deste mundo deseja arrebatar-me e corromper meu amor para com Deus. Nenhum de vós, aí presentes, o ajude."

Nenhum comentário:

Postar um comentário