Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

sábado, 25 de abril de 2015

A 53ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB


Nos dia 14 a 24 de abril de 2015 realizou-se, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a 53ª Assembleia Gral dos Bispos do Brasil (CNBB). Participaram dela cerca de 500 pessoas, entre bispo e assessores. Foi cumprida uma agenda muito extensa! 

A diocese de Coari foi representada por dom Marcos Piatek e pelos bispos eméritos: Dom Gutenberg e Dom Joércio. Durante a Assembleia Geral da CNBB foram aprovadas as novas DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2015 - 2019. As novas Diretrizes Gerais da CNBB (DGAE: 2015-2019) tem a seguinte composição: INTRODUÇÃO; Cap. I: PARTIR DE JESUS CRISTO; Cap. II: MARCAS DE NOSSO TEMPO; Cap. III: URGÊNCIAS NA AÇÃO EVANGELIZADORA; Cap. IV: PERSPECTIVAS DE AÇÃO; CONCLUSÃO; ANEXO - INDICAÇÕES DE OPERACIONALIZAÇÃO.
Durante a 53ª AG foi apresentado novamente o tema sobre os leigos: ”Cristãos Leigos e Leigas, Sujeitos na Igreja e na Sociedade. Sal da Terra e Luz do Mundo (cf. Mt 5,13-14)”. Como o assunto é muito complexo, o documento vai ser de novo aprofundado e reapresentado na próxima AG da CNBB no ano que vem.
No decorrer dos trabalhos da AG as Comissões Episcopais da CNBB apresentaram os seus trabalhos e as sua avaliações durante o último quadriênio. Também os Organismos do Povo de Deus fizeram a mesma coisa: Conselho Nacional do Laicato; Conselho Nacional dos Presbíteros; Conselho Nacional dos Diáconos; Conferencia Nacional dos Institutos Seculares; Conferencia dos Religiosos do Brasil; Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB). Colégio Pio Brasileiro; Projeto Comunhão e Partilha; Carítas - Fundo de Solidariedade; Ano da Paz; Reforma Política; Escolas de Formadores; Pesquisa: Perfil do clero; CIMI; Amazônia; Pesquisa Obras Sociais; Signos Brasil.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, durante sua 53ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP), divulgou algumas mensagens e notas muito importantes: 1. Nota sobre o momento nacional; 2. Mensagem aos diáconos permanentes; 3. Mensagem de solidariedade aos cristãos perseguidos e ao povo armênio; 4. Mensagem às pessoas da Vida Consagrada, por ocasião do Ano da Vida Consagrada.
Este ano era o ano eleitoral para a escolha da presidência nacional da CNBB, para a presidência dos Regionais da CNBB e para os presidentes das Comissões Episcopais das diversas Pastorais. Durante a AG foi eleita a nova presidência da CNBB para o período 2015-2019. 

Para o Presidente da CNBB foi eleito Dom Sérgio da Rocha (arcebispo de Brasília); para o Vice-presidente Dom Murilo Krieger (arcebispo de Salvador e primaz do Brasil) e para o Secretário Geral da CNBB foi escolhido Dom Leonardo Steiner (bispo auxiliar de Brasília).


Durante a 53ª AG da CNBB foram eleitos os 12 presidentes das Comissões Episcopais. 1. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada foi escolhido Dom Jaime Spengler, OFM (arcebispo metropolitano de Porto Alegre - RS). 2. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato foi escolhido Dom Severino Clasen, OFM Cap. (bispo de Caçador - SC). 3. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial foi escolhido Dom Esmeraldo Barreto de Farias, (bispo auxiliar de São Luís - MA). 4. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-catequética foi escolhido Dom José Antônio Peruzzo (arcebispo de Curitiba - PR). 5. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé foi escolhido Dom Pedro Carlos Cipollini (bispo de Amparo (SP). 6. O presidente da Comissão para Liturgia foi escolhido Dom Armando Bucciol (bispo de Nossa Senhora do Livramento - BA). 7. O bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ), Dom Francisco Biasin para presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB. 8. O bispo de Ipameri (GO), Dom Guilherme Werlang foi escolhido para presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB. 9. O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom João Justino de Medeiros Silva foi escolhido para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 10. O bispo auxiliar de Caxias do Sul (RS), Dom Vilsom Basso, SCJ, foi eleito para presidir a Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 11. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) foi eleito o bispo de Osasco (SP), Dom João Bosco Barbosa de Sousa, OFMCap. 12. Para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi escolhido o bispo titular de Tito e auxiliar de Aparecida (SP), Dom Darci José Nicioli, CSSR.

Durante a 53ª Assembleia Gral da CNBB foram feitas as eleições para a presidência dos Regionais da CNBB. O Regional Norte 1 da CNBB fez a seguinte escolha para o período 2015-2019: Dom Mário Antonio da Silva, bispo de Manaus, (presidente), Dom Marcos Piatek (vice-presidente), bispo de Coari e, Dom Fernando Barbosa (secretário), bispo de Tefé. 

Agradecemos ao Senhor pelo trabalho dedicado da presidência anterior do nosso Regional Norte 1 da CNBB: Dom Roque Paloschi (presidente), bispo de Roraima; Dom Mário Antônio da Silva (vice-presidente), bispo de Manaus e, Dom Edson Tasquetto Damian (secretário), bispo de São Gabriel da Cachoeira.
Foram efeitos também os representantes da CNBB junto ao CELAM e para o próximo Sínodo dos Bispos sobre a Família (Outubro de 2015). 

Peçamos a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, para que a Igreja do Brasil seja copiosamente abençoada e saiba cada vez melhor evangelizar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário