Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

SEMINÁRIO SANT’ANA EM COARI-AM CELEBRA OS 15 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO



Quando o Papa Paulo VI criava, aos 13 de junho de 1963, as Prelazias de Coari, de Borba e de Itacoatiara, na Bula da criação dizia: “Cuidem os Sagrados Presules, a quem essas Prelazias foram confiadas para governar e sintam-se gravemente onerados a fundar Seminário, em cada uma, ao menos o menor, e recebam os meninos que deem boa esperança, os quais sejam estimulados ao Sacerdócio pela benignidade de Deus e, como os jovens devam atender ao estudo da filosofia e da teologia, aqueles que parecem os melhores, sejam enviados à Roma para o Pontifício Colégio Pio Brasileiro.


Já o primeiro bispo da Prelazia de Coari Dom Mário Anglim, CSSR, tinha a preocupação para “formar um clero local”, conforme as orientações do Concílio Vaticano II.  Dom Mário Anglim faleceu em 13 de Abril de 1973. Quem dinamizou e investiu pra valer na questão vocacional foi Dom Gutemberg Freire Régis, CSSR. 

Desde o ano 1978 nas missas se reza a conhecida oração pelas vocações nativas, que até hoje o povo reza em todas as comunidades de nossa diocese: “Deus, nosso Pai, a Prelazia (Diocese) de Coari precisa de padres, religiosas e ministros leigos. Precisa, também, que todos nós da Prelazia (Diocese) rezemos e trabalhemos para conseguir agentes de pastoral para as nossas comunidades...” 


No início os primeiros vocacionados para o clero diocesano moravam no Seminário Redentorista (Pe. Gilson, Pe. Antônio Cardoso e Pe. Francisco José). A partir de 1991 passaram a residir no Seminário São José pertencente á Arquidiocese de Manaus. Porém, faltava ainda a casa de formação da Prelazia em Coari, o chamado Seminário Menor. 

Em 1999 as condições pareceram favoráveis para o sonho de nosso Seminário se tornar realidade. Dom Gutemberg Freire Régis colocou a sua residência episcopal para servir como Seminário Menor. O Pe. Antônio Cardoso de Melo aceitava a nomeação do bispo para ser o primeiro Reitor. O nome escolhido para o seminário foi o de Sant'Ana. Assim, em 16 de Fevereiro de 2000 nascia, em Coari, o Seminário Sant'Ana! 

Na inauguração do seminário foi celebrada uma Missa por Dom Gutemberg Freire Régis e os Presbíteros da Prelazia, por ocasião de sua primeira reunião do clero no ano 2000. Estavam presentes também alguns familiares dos primeiros seminaristas e algumas Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo. Em 2004, Padre Antônio Cardoso, primeiro Reitor na época, construiu na parte de cima uma cobertura inacabada para proteger a parte de cima das grandes chuvas e Padre Francisco José, segundo Reitor, terminou a obra construindo na parte de cima uma capela bem maior e outros cômodos, como uma sala de estudo, banheiro e um grande salão para encontros.


No dia 16 de fevereiro de 2015 celebramos os 15 anos da fundação do seminário Sant’Ana em Coari! Para comemorara a data foi celebrada uma Missa solene presidida por Dom Marcos Piatek e concelebrada pelos padres: Pe. Francisco Agnaldo (reitor), Pe. Elcivan (pároco de São Pedro), Pe. Francisco Assis (pároco do Perpétuo Socorro), Pe. Adeilson (vigário de São Pedro), Pe. Felipe Jorge (vigário de Beruri). 

Estavam presentes algumas irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo e da Sagrada Família. Rezavam também os atuais seminaristas de Sant'Ana, alguns familiares deles e os amigos do seminário mais próximos. Na sua pregação Dom Marcos Piatek lembrou a trajetória da fundação do Seminário Sant'Ana na Diocese de Coari. Lembrou os três reitores que foram formadores: Padre Antônio  Cardoso de Melo (2000-2005), Padre Francisco José Lima da Silva (2006-2011), Padre Francisco Agnaldo Barbosa da Silva (2011 - ). 

O bispo agradeceu a Deus por vários padres da diocese que se tornaram sacerdotes graças ao Seminário Sant'Ana. Agradeceu também a todos aqueles que rezaram e colaboraram durante os 15 anos da existência do nosso seminário em Coari. O seminário é o coração da diocese, é sinal da vitalidade evangelizadora da diocese, sinal da bênção de Deus!


Após a Missa de Ação de Graças pelos 15 anos da fundação do Seminário Sant’Ana, houve um gostoso café regional para todos os convidados no refeitório do seminário. 

Agradecendo a Jesus, o Bom Pastor, peçamos que Deus continue abençoando a nossa diocese mandando-nos boas e santas vocações. A messe é grande, mas os operários são ainda poucos! Sant'Ana, rogai pelos nossos seminaristas e por todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário