Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

ORDENAÇÃO PRESBITERAL DO DIACONO ANTONIO CARLOS VIANA DE VASCONCELOS



No dia 20 de dezembro de 2014 a Diocese de Coari ganhou mais um sacerdote. Se trata do Antônio Carlos Viana de Vasconcelos, originário da paróquia - santuário São Francisco, em Anamã. 
Pela primeira vez na história da nossa Igreja Particular a ordenação sacerdotal aconteceu não na igreja matriz mas no interior de uma paróquia, mais concretamente na Comunidade ribeirinha de São Paulo, onde o nosso seminarista nasceu e cresceu. Nesta maneira se queria valorizar a força da fé das nossas numerosas comunidades ribeirinhas. É bom lembrar, que temos que ir às periferias, mas não com as mãos vazias! 
Os participantes da liturgia se deslocaram de barcos e de lanchas da cidade de Anamã para a Comunidade São Paulo onde foram recepcionados pela comunidade. Antônio Carlos se formou e estudou no seminário Sant’Ana, em Coari e, no Seminário São José da Arquidiocese de Manaus. Os estudos filosóficos e teológicos realizou no Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (ITEPES).


A Ordenação foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari e concelebrada por numerosos sacerdotes da nossa diocese e da arquidiocese de Manaus. Na sua pregação Dom Marcos Piatek interpretou as leituras bíblicas do dia e frisou a vocação sacerdotal (santidade e missão) e três múnus do padre (profético, sacerdotal e régio). 
A missa foi campal e contou com um clima todo especial. Para a ornamentação litúrgica foram aproveitados os elementos da cultura regional. Inclusive o altar foi construído em forma de uma canoa usada pelos nossos pescadores. O local da ordenação foi feito na beira de um paraná (parecia o rio Jordão no tempo de João Batista e de Jesus), numa paisagem deslumbrante!


A liturgia e toda a festa foi muito bem preparada e realizada. Parabéns a Comunidade São Paulo e a todos que se doaram na ordenação sacerdotal de um dos seus filhos. O Pe. Antônio Carlos vai trabalhar como sacerdote junto com o Pe. Valdivino, na paróquia de Nossa Senhora das Graças em Codajás.   

Queremos agradecer aos paios do Pe. Antonio Carlos (Dona Maria e Sr. José) e aos seus familiares por ter oferecido o seu filho e irmão a Deus e à Igreja da Diocese de Coari!
Parabenizamos também o recém-ordenado Pe. Antônio Carlos e lhe desejamos a copiosa bênção de Deus na sua vida sacerdotal, proteção de Maria, Mães dos Sacerdotes e de Sant’Ana, a nossa padroeira diocesana. 

Continuemos a rezar pelas vocações: “Deus, nosso Pai, a Diocese de Coari precisa de padres, religiosos/as e ministros leigos...”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário