Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

sábado, 29 de novembro de 2014

OS PADRES JOÃO BATISTA DE ALMEIDA, CSSR E ANTÔNIO FRANÇA DEIXARAM O TRABALHO PASTORAL NA DIOCESE DE COARI-AM



Nos últimos dias dois padres que trabalhavam na diocese de Coari deixaram a nossa igreja local. O Pe. João Batista, missionário redentorista, era pároco na paróquia catedral de Coari (Paróquia Sant’Ana e São Sebastião) e durante 07 anos trabalhava com zelo e dedicação em Coari. A sua despedida aconteceu no dia 09 de novembro de 2014 na catedral. A missa da despedida e do envio para uma nova missão aconteceu às 19:30h com a participação maciça dos paroquianos, tanto das comunidades urbanas quanto das comunidades ribeirinhas. 
A celebração eucarística foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari, que na sua pregação agradeceu a Deus pelo bonito trabalho pastoral do Pe. João Batista. Os fieis também agradeceram ao Pe. João pelo frutuoso trabalho na paróquia. O Pe. João Batista ganhou como lembrança uma miniatura de um barco para puder mais facilmente retornar a Coari! Após a celebração eucarística houve a comovente confraternização para toda a paróquia. 
Houve muita emoção e choro! Dom Marcos Piatek dizia: quando o povo chora na despedida do seu pároco, o coração do bispo fica com saudade, mas também com alegria porque as lágrimas mostram que o trabalho do padre foi muito bom!










No dia 16 de novembro de 2016 houve a missa da despedida do Pe. Antônio França, que era pároco na Paróquia Imaculada Conceição em Anori. O Pe. Antônio França trabalhou em Anori durante os últimos três anos e veio da Diocese de São José dos Campos SP. Durante o seu trabalho missionário em Anori conquistou os corações dos fiéis e realizou numerosas obras. Foi muito amado e respeitado pela comunidade local! Na missa da despedida, presidida pelo bispo diocesano Dom Marcos Piatek, compareceram muitos fieis e vários padres da diocese de Coari: Pe. Antônio 
Cardoso, Pe. Francisco José, Pe. Valdivino, Pe. Elcivan, Pe. Edinaldo, Pe. Luis Carlos, Pe. Felipee Diac. Antônio Carlos. Estava presente o Pe. Márcio Roberto Pereira Campos, o sucessor do Pe. França em Anori. Veio também o nosso querido Dom Gutemberg Freire Régis, CSSR, bispo emérito da nossa diocese. Dom Marcos Piatek agradeceu ao Pe. França pelo zelo pastoral durante a sua estadia na Paróquia Imaculada Conceição de Maria em Anori. Também o Dom Gutemberg agradeceu ao Pe. França porque foi o próprio Dom Gutemberg que trouxe o Pe. França a Anori em 2011. 
Pe. Luis Carlos como representante do clero da diocese entregou ao Pe. França uma lembrança: um barquinho. O coordenador da pastoral da diocese, Pe. Alcivan, fez um discurso no qual agradeceu ao Pe. França pela evangelização na paróquia de Anori! Os representantes dos conselhos pastoral e econômico, além dos movimentos, expressaram a sua gratidão ao Pe. Antônio França. Terminada a missa solene houve lugar a confraternização no salão paroquial. 
A diocese de Coari é muito grata ao Pe. França pelo bonito trabalho missionário em Anori. Agradecemos ao Regional Sul 1 da CNBB através do qual veio o Pe. França. Queremos agradecer à Diocese de São José dos Campos, nas mãos do Exmo. Sr. Bispo Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB, que nos doaram, durante 03 anos, o Pe. França para evangelizar o povo do Amazonas! Deus lhes pague!

Nenhum comentário:

Postar um comentário