Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

SÃO FRANCISCO DE ASSIS FOI HOMENAGEADO NA DIOCESE DE COARI



A população da diocese de Coari tem uma grande devoção a São Francisco de Assis. Praticamente todas as paróquias têm as comunidades dedicados ao Santo de Assis. No meio da diocese se destaca o santuário - paróquia de São Francisco em Anamã.
Conforme a antiga tradição a devoção a São Francisco começou por volta do ano de 1920 com Dona Sinhá Mitoso, vinda do Ceará, que era muito devota de São Francisco e que celebrava o novenário do Santo em sua residência, onde podia contar com a participação dos moradores do pequeno povoado. Em 1928 teve início à construção da primeira Capela, ainda de madeira com assoalho muito alto. A construção se arrastou até 1930 quando definitivamente foi concluído pelas mãos do carpinteiro o senhor Emídio Gonçalves Freire. 

Um outro destaque foi a chegada da Imagem Grande de São Francisco, vinda de Portugal em um navio no ano de 1935, trazida pelo senhor José Branco, um português piedoso e devoto do Santo. No ano de 1960 teve início à construção da atual igreja santuário de São Francisco sob a responsabilidade do senhor José Leônidas Régis Rodrigues (Zezé Leônidas), primo legítimo de Dom Gutemberg Freire Régis, CSSR, que era bispo da Prelazia de Coari. Para dar a assistência religiosa aos moradores do lugar os sacerdotes vinham da paróquia de Codajás ou de Anori. A partir do dia 25 de fevereiro de 2007, Padre Carlos Enrique Santos da Silva IMSJ, foi nomeado Assistente Eclesiástico da Área Missionária São Francisco de Anamã e começou a morar na cidade. 
No dia 28 de setembro de 2008, Dom Joércio Gonçalves Pereira, CSsR, bispo da Prelazia de Coari, elevou a área missionária de Anamã à categoria do santuário paróquia e nomeou o Pe. Carlos Enrique Santos da Silva, IMSJ, como o primeiro Pároco e Reitor do Santuário de São Francisco em Anamã. Sob a administração do Padre Carlos Enrique Santos da Silva IMSJ, em 2010, o santuário passou por uma grande reforma: o santuário ganhou nova pintura, revestimentos de suas paredes internas e externas, mudança no piso, nova iluminação, etc. 
Atualmente a Festa de São Francisco de Anamã é um dos mais importantes eventos do calendário religioso amazonense, quando os devotos abrasados pela fé ardente recorrem à intervenção de São Francisco. Atualmente o pastoreio do santuário é entregue ao zelo pastoral  do Pe. Francisco José Lima da Silva (Pe. Zezinho), que chegou ao início do ano de 2013. 
O santuário ganhou novas reformas e uma bonita Sala dos Milagres, onde os devotos de São Francisco colocam as suas promessas de milagres.

Neste ano, Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari, participou das homenagem a São Francisco de Assis em Anori e em Anamã.  
O bispo ficou três dias na Paróquia da Imaculada Conceição em Anori participando do novenário a São Francisco na Comunidade São Francisco de Assis. Presidiu as celebrações eucarísticas e fez as pregações. 
Os devotos de São Francisco em Anori, junto com seu pároco, Pe. Antônio França, se organizaram bem e preparam uma digna homenagem ao Santo de Assis. 
O dia 04 de outubro Dom Marcos Piatek passou no Santuário de São Francisco, em Anamã. A cidade ficou entupida de visitantes e devotos. O templo e a praça do santuário foram devidamente preparados para os romeiros.
O tema da festa desse ano foi o seguinte: "São Francisco intercedendo pelos milagres da vida."
Às 17:00h teve início a grandiosa procissão que percorreu as ruas de Anori com a imagem do glorioso São Francisco. Foi uma animada e bonita manifestação pública da fé dos devotos de São Francisco.  
Logo após a procissão houve, na praça do santuário, a solene celebração eucarística. A missa festiva foi presidida por Dom Marcos Piatek e concelebrada pelos padres: Francisco José, Fr. Francisco Freitas, OFMCap e João Carlos, salesiano e cantor. 
Terminada a celebração da Eucaristia começou o show religioso do Pe. João Carlos. O show do Pe. João Carlos terminou às 22:00h e começou o tradicional arraial, que por causa das eleições, terminou às 24:00h. 
São Francisco, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário