Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

OS BISPOS DO REGIONAL NORTE 1 DA CNBB TOMAM UMA IMPORTANTE DECISÃO DURANTE O ENCONTRO COM A ADMINISTRAÇÃO E CORPO DOCENTE DO INSTITUTO DE TEOLOGIA (ITEPES) DE MANAUS!



No dia 19 de setembro de 2014, na parte da manhã, os bispos do Amazonas e do Roraima se reuniram com a administração e com o corpo docente do ITEPES (Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia). 
Na primeira sessão o Diretor do Instituto de Teologia, Pe. Raimundo Vanthuy Neto, deu as boas vindas aos senhores bispos do regional, aos superiores maiores da vida consagrada feminina e masculina, que têm os seus alunos no ITEPES, aos professores aí presentes e aos convidados. 
Da primeira sessão participaram também as pessoas ligadas à Faculdade Salesiana Dom Bosco de Manaus. Estavam presentes:  o Pe. Francisco  Alves de Lima, SDB, Inspetor da Inspetoria "Domingos Sávio" de Manaus e Diretor Presidente da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Manaus, Meire Terezinha Silva Botelho de Oliveira, Diretora Executiva da Faculdade Salesiana, Maria Roseane G. de Menezes, responsável pela Coordenação das Licenciaturas e o Pe. Gennaro Tesauro, Diretor Administrativo-Financeiro da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Manaus.

Depois de varias ponderações e reflexões, os bispos decidiram, que há partir do ano acadêmico de 2015, os seminaristas de filosofia da Arquidiocese de Manaus estudarão na Faculdade Salesiana Dom Bosco de Manaus. Esta importantíssima decisão é válida também para os estudantes da filosofia da Diocese de Coari! Os estudos de teologia continuarão no ITEPES de Manaus. Esperamos que com esta mudança ajudaremos aos nossos seminaristas de filosofia para se preparar melhor para o estudo de teologia e para o seu futuro ministério presbiteral e pastoral!

Na segunda sessão foi apresentada a caminhada do Instituto Teológico de Manaus, a sua administração e os projetos para o futuro. Atualmente no ITEPES no Curso Sistemático – Filosofia e Teologia, são 65 alunos; matriculados nas Escolas Bíblicas\ Teologia Pastoral e Liturgia são 142 alunos; Curso para Secretárias Paróquias são 14 alunos; os professores são 18 e o corpo administrativo é composto de 10 pessoas. 
Para o ano acadêmico de 2015 são previstos, além dos cursos atuais, vários cursos novos. Tudo isso para servir melhor na evangelização na Igreja da Amazônia e contribuir com a sociedade na construção do mundo mais justo e mais fraterno! Queremos agradecer à Associação Amazônica para a Pesquisa e Educação Cristã – AAPEC e, sobretudo ao Pe. Raimundo Vanthuy Neto, diretor do ITEPES e ao Pe. Candido Cocavelli de Andrade, responsável pelo setor administrativo. Deus lhes pague! 
Peçamos a Deus para que abençoe a nova decisão dos bispos do Norte 1 a respeito da mudança dos estudos de filosofia do ITEPES para a Faculdade Selesiana Dom Bosco de Manaus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário