Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

ENCONTRO COM BISPOS E FORMADORES DA AMAZONIA



Nos dia 11 a 14 de Agosto de 2014 os bispos e formadores da Amazônia refletiam, rezavam e trocavam as suas experiências sobre a formação dos seminaristas, futuros sacerdotes na imensa Amazônia.

O encontro aconteceu em Manaus, capital do Amazonas. Do encontro participaram: uma dezena de bispos e vários formadores das diversas dioceses e prelazias, que fazem parte dos Regionais da CNBB: Norte 1, Norte 2, Norte 3 e Noroeste, abrangendo as arquidioceses de Manaus, Belém, Porto Velho e Palmas.
Estavam presentes também formadores de algumas congregações religiosas, como missionários redentoristas (CSSR) e lazaristas (CM).

A diocese de Coari foi representada por seu bispo Dom Marcos Piatek e pelo Pe. Francisco Agnaldo, Reitor do seminário Sant’Ana em Coari. A diocese de Coari possui atualmente 06 seminaristas, que estudam no Seminário São José na Arquidiocese de Manaus e o seminário menor em Coari.

Durante o encontro os seminaristas da diocese de Coari se encontraram com o seu bispo, Dom Marcos Piatek, e com o reitor do seminário Sant’Ana de Coari. Foi um momento bom para a convivência fraterna e troca das experiências e expectativas. Os nossos seminaristas de Manaus se interessam pela vida da nossa diocese de Coari.

O encontro dos bispos e dos formadores da Amazônia girou ao redor dos desafios da formação, mas, sobretudo refletimos, e muito, sobre a dimensão missionária da formação nos seminários. A dimensão missionária deve fazer parte integral da formação dos seminaristas. A dimensão pastoral missionária deve estar ao lado da dimensão humano-afetiva, da dimensão comunitária, da dimensão espiritual e da dimensão intelectual!

O encontro, realizado na Casa de Retiro (Maromba), em Manaus, foi conduzido pelos arcebispos de Manaus (AM), Dom Sergio E. Castriani, CS e Dom Esmeraldo Barreto de Farias, arcebispo de Porto Velho (RO). Fomos muito bem acolhidos pelos formadores, junto com o seu reitor, o Pe. Zezinho Albuquerque, e pelos seminaristas do Seminário São José da Arquidiocese de Manaus. 
A todos que nos acolheram e zelaram pelo bom andamento do nosso encontro expressamos a nossa gratidão. Deus pague a todos! Peçamos ao Senhor da Messe que nos dê, pela intercessão de São João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes, boas e santas vocações sacerdotais e missionárias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário