Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

segunda-feira, 9 de junho de 2014

O SACRAMENTO DA CRISMA NA PAROQUIA-CATEDRAL DE COARI



Na sexta-feira, dia 07 de junho de 2014, na catedral de Coari, aconteceu a celebração do Sacramento da Confirmação. 
Da liturgia sacramental participaram os 80 jovens pertencentes à zona urbana da Paróquia Santana e São Sebastião de Coari. 
A liturgia foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari. Concelebrou com ele o Pe. João Batista de Almeida, CSSR, pároco da paróquia catedral. A liturgia começou às 19:30h e foi muito bem preparada por várias equipes. Depois da leitura do Evangelho, o Pe. João Batista pediu ao bispo que crismasse os jovens e os apresentou chamando cada um deles pelo nome. 
Dom Marcos Piatek, na sua homilia, apresentou a fundamentação bíblico-teológica do Sacramento da Crisma. Lembrou aos crismandos que a partir dessa celebração eles se tornarão cristãos maduros e responsáveis pela sua própria maturidade humana e religiosa, pelas suas famílias, pela sociedade (rua, bairro, cidade) e sobretudo pela Igreja. 
A partir da Confirmação os crismandos precisam se tornar mais missionários e se engajar nas pastorais, movimentos, grupos. 
O ponto alto da celebração do Sacramento da Confirmação, depois da renovação dos compromissos e da fé, foi a imposição das mãos da parte do bispo e a unção com o óleo do crisma. O gesto da imposição das mãos é o gesto com um profundo significado religioso. Os apóstolos, depois de receber o Espírito Santo no dia de Pentecostes, impunham as mãos aos batizados para “completar” o batismo. 
A imposição das mãos feita pelos apóstolos ela é continuada ininterruptamente pelos seus sucessores (bispos) até os dias de hoje. Este antigo gesto, que vem dos tempos apostólicos, garante a nossa identidade e a autenticidade da nossa fé. Dom Marcos Piatek, num clima de uma profunda piedade, impus as mãos a cada um dos 80 crismandos. A imposição das mãos é sinal visível, palpável da descida do Espírito Santo sobre cada crismando. 
Em seguida cada um dos crismandos, acompanhado pelo padrinho/madrinha, foi ungido com o óleo do crisma. Através desse gesto profundamente simbólico o crismando é protegido do mal, consagrado a Deus, que se torna o único “proprietário” do crismando e enviado para a missão. Durante a santa comunhão os crismandos receberam a comunhão sob as duas espécies! 
Antes da bênção final teve o momento de agradecer a Deus, aos catequistas, aos familiares, aos celebrantes... A liturgia foi bastante longa, mas foi muito bonita e significativa. Que o Espírito Santo, com os seus 07 dons, acompanha os nossos novos crismados, na sua vida pessoal, comunitária, social e eclesial!
Que Maria, que estava junto dos apóstolos no dia de Pentecostes, acompanha os jovens crismados na catedral de Coari!

Nenhum comentário:

Postar um comentário