Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

segunda-feira, 9 de junho de 2014

A SOLENIDADE DE PENTECOSTES EM COARI-AM



No dia 09 de Junho de 2014 a Igreja Católica de Coari celebrou, com muita alegria e fé, a Solenidade de Pentecostes. Na festa de Pentecostes recebemos o Paráclito, o Advogado, o Defensor, o Espírito de Verdade!
Os Atos dos Apóstolos nos informam: “Veio do céu um barulho muito forte. Apareceram línguas como de fogo e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo” (At 2,1-4). 
A liturgia da vinda do Espírito santo foi realizada no Centro Cultural Carlos Braga. A celebração começou às 18:00h com um louvor a cargo de vários grupos musicais das três paróquias de Coari. 
Às 19:00h começou a solene celebração eucarística presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da Diocese de Coari. Concelebraram com ele os padres: 
Pe. João Batista de Almeida, CSSR, pároco da paróquia catedral, Pe. Edinaldo Santos, pároco da Paróquia São Pedro e S. João Batista, Pe. Assis Libório, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. Além deles concelebraram os padres: Pe. Aleilson e Pe. Raimundo Elson, CSSR, os vigários paroquiais. Estavam também participando da santa missa o Pe. Fr. Agnaldo, reitor do seminário Sant’Ana com os seminaristas. 
A festa foi abrilhantada coma reza das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo e das Irmãs da Sagrada Família. Estavam também presentes algumas autoridades civis. 
O Centro Cultural de Carlos Braga focou lotado dos fiéis! Foi um espetáculo de fé muito lindo! A liturgia foi muito bonita e o ambiente do Centro Cultural Carlos Braga foi muito bem ornamentado, tanto as tribunas com o altar no palanque central. 
A ornamentação bonita, a iluminação e o som ajudaram a criar o clima de oração digno da vindo do Espírito Santo. Mais uma vez se repetiu, na liturgia o Pentecostes! 
Na sua pregação Dom Marcos Piatek, explicou o significado bíblico e teológico de Pentecostes e fez várias aplicações concretas para a nossa vida cristã nos dias de hoje. Explicou que a Solenidade de Pentecostes é uma teofania trinitária! 
O Espírito Santo foi revelado como a terceira pessoa divina da Santíssima Trindade: O Espírito Santo é o Senhor = Kyriós! O Espírito Santo é o espírito da Unidade, da Comunhão e, ao mesmo tempo o Espírito Santo é o distribuidor dos diversos dons – carismas. 
São Paulo nos explica isso: “Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo” (1Cor 12,4). Na Igreja tem o espaço para cada um com o seu carisma-dom divino! Um desses dons divinos, carismas se chama o matrimônio (1Cor 7,7). Por isso Dom Marcos na sua pregação lembrou a visão cristã do matrimônio e os desafios pastorais da família no mundo contemporâneo. 
A cultura predominante vai trabalhando na contramão da visão bíblico-teológica do matrimônio o que gera muitos problemas. Inclusive, o próximo Sínodo Extraordinário dos Bispos em outubro de 2014, vai se ocupar da pastoral familiar! A pregação do bispo foi finalizada com o convite a continuarmos à missionariedade. 
A vinda do Espírito Santo marca a manifestação pública da Igreja, que nasceu do lado transpassado de Jesus na cruz. A missão faz parte da natureza da Igreja e vem do próprio Jesus Cristo: “Como Pai me enviou, também eu envio vocês” (Jo 20, 21). A obra missionária comporta também o convite à conversão: “A quem perdoardes os pecados, serão perdoados: a quem os retiverdes, ficarão retidos” (Jo 20, 23). 
As últimas palavras da pregação Dom Marcos Piatek dedicou a Maria, que estava no cenáculo, junto dos discípulos na hora da vinda do Espírito Santo (At 1, 14). 
Um caso curioso! Durante a missa, na hora da pregação do bispo, entraram no Centro Cultural dois policiais militares nas motos! Algo inédito durante a celebração da Eucaristia! Um fato constrangedor! Como interpretar isso? O acontecido mostra ou um ato proposital ou uma ignorância da parte dos dois policiais que devem representar as autoridades e zelar pelo bem da comunidade. Tanto mais que a celebração no Centro Cultural Carlos Braga foi devidamente autorizada! Alguém disse: nós precisamos da “Ronda no bairro” e não da “Ronda na Missa”! 
Depois da Santa Comunhão os jovens da Paróquia São Pedro e São João Batista fizeram uma bonita apresentação sobre a caminhada histórica da Igreja de Coari durante os 50 anos de sua existência. 
A celebração terminou com a solene bênção final! Gostaria de agradecer a todos aqueles que se dedicaram, com zelo e competência, na preparação e na realização da Solenidade de Pentecostes de 2014 em Coari! A todos eles, sem lembrar os nomes para não esquecer ninguém, digo o meu muito obrigado e Deus pague a todos! 
É bom lembrar, que sem o Espírito Santo Deus se afasta, Cristo fica no passado, o Evangelho é letra morta, a Igreja é mera instituição, a autoridade é questão de prepotência, a missão, questão de propaganda, o modo de viver cristão, virtude de escravos! Por isso, sem cessar precisamos rezar: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário