Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

quinta-feira, 29 de maio de 2014

O 4º SIMPOSIO E A 6ª PEREGRINAÇÂO NACIONAL DA FAMILIA EM APARECIDA DO NORTE




Os dias 24 e 25 de maio de 2014 a Igreja do Brasil dedicou à Família. Milhares de famílias do Brasil inteiro se reuniram para rezar, estudar e trocar experiências sobre a vocação matrimonial e familiar. Tudo aconteceu em Aparecida,na casa da Padroeira do Brasil. 
O simpósio  começo no dia 24 de maio, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. O 4º Simpósio Nacional da Família contou com a presença do arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis. 
O Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), recebeu famílias de todo o Brasil, com estimativa de mais de 3 mil participantes. A cerimônia de abertura teve a participação do cardeal Raymundo Damasceno Assis, dom João Carlos Petrini, do casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Roque Rhoden e Verônica Melz, do assessor nacional da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Rafael Fornasier.  
 O 4º Simpósio Nacional da Família tem início às 8h30, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, nas imediações no Santuário Nacional. A programação incluiu conferência sobre a família com a presença de dom José Antônio Peruzzo, bispo de Palmas-Francisco Beltrão (PR), que falou sobre a "Espiritualidade Familiar" abordando numa maneira profunda e original o milagre de Jesus em Cana da Galileia. 
Ainda na parte da manhã, falou aos participantes do simpósio a poetisa brasileira, mundialmente conhecida, Adélia Prado, de Divinópolis-MG. 
Na parte da tarde houve apresentações dos dois bispos membros da Comissão Episcopal da Pastoral Familiar. Dom Marcos Piatek, bispo da diocese de Coari apresentou o recém publicado “Instrumentum Laboris” (Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização) do próximo Sínodo Extraordinário sobre a Família. Dom Antônio Augusto, auxiliar do Rio Janeiro, falou sobre a família no documento do papa Francisco Evangelii Gaudium. 
Houve também, ainda, momentos de testemunhos de casais, apresentações culturais, como a da orquestra do santuário nacional. O dia encerrou com a apresentação dos desafios da família no mundo de hoje a cargo de Dom João Carlos Petrini, presidente da Comissão Episcopal da Família. 

Domingo, dia 25 de maio era dedicado à 6ª 
Peregrinação Nacional da Pastoral da Família na casa da Mãe Aparecida. 

A primeira celebração eucarística aconteceu às 05:30h presidida por Dom Marcos Piatek com a basílica superlotada. Às 08:00h a concelebração era presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB. Às 10:00h a missa foi presidida pelo presidente da Comissão Episcopal para a Família Dom João Carlos Petrini. Houve ainda a missa ao meio dia. 
Conforme as estimativas naquele domingo passaram no santuário mais de 180 mil romeiros. Tanto o simpósio com a peregrinação mostraram a força da família brasileira! Sagrada Família de Nazaré, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário