Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

sexta-feira, 18 de abril de 2014

O INÍCIO DA SAMANA SANTA DOM MARCOS PASSOU EM ANAMÃ E EM ANORI



Nos dia de 12 a 15 de abril o bispo de Coari passou na paróquia São Francisco em Amanã e na paróquia Imaculada Conceição em Anori. No dia 12 de abril Dom Marcos, junto com o Pe. Francisco José (Pe. Zezinho), passou na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, na Costa de Gabriel. Visitamos várias famílias onde dialogamos e rezamos pelos seu moradores. 

Como as águas do Rio Solimões estão subindo muitas famílias estavam empenhadas na produção da farinha. As assim chamadas farinhadas envolvem famílias inteiras desde crianças, mulheres, homens, até pessoas idosas. É um trabalho árduo e pesado, mas para o povo a farinha é ouro! 


A mandioca precisa ser colhida, limpada, picotada em pequenos pedaços, molhada na água, prensada, etc., e em fim torrada nos fornos para isso devidamente preparados. Todo o processo de produzir a farinha é uma arte sofisticada do homem ribeirinho! 


A Comunidade Nossa Senhora de Nazaré construiu recentemente a sua nova igrejinha. É a terceira capela da comunidade. Esta vez a igreja foi feita de alvenaria e ficou muito bonita. Parabéns aos comunitários! À noite a Comunidade se reuniu para rezar! 

A solene Eucaristia foi presidida por Dom Marcos e concelebrada por Pe. Francisco José. Após a pregação do bispo, o Pe. Zezinho celebrou o Sacramento do Batismo para várias crianças. Voltamos para Anamã perto das 22:00h.



No Domingo de Ramos (13.05.2014) saímos na lancha do santuário de Anamã para a Comunidade Nossa Senhora do Livramento, em Cuia Grande. Na Comunidade de Cuia celebramos a liturgia da bênção de ramos e a solene Eucaristia. 

A missa foi presidida pelo bispo e concelebrada por Pe. Zezinho. Houve também a celebração do Sacramento do Batismo para algumas crianças. A liturgia do batismo foi realizada pelo Pe. Zezinho. 



Após a bonita celebração do Domingo de Ramos houve o café da manhã regional no Centro Comunitário. 






Em seguida Dom Marcos e o Pe. Zezinho, junto com alguns comunitários, visitaram várias famílias da comunidade. 




As 14:30 houve o lugar a reunião com os coordenadores das pastorais e as lideranças da comunidade coordenada pelo pároco Pe. Zezinho. 





No final do encontro foi abençoado o terreno onde vai ser construído o novo Centro Comunitário da comunidade, ao lado da Escola Municipal. 



Às 18:00 Retornamos da Comunidade de Nossa Senhora do Livramento para Anamã.




Às 19:30 iniciamos a solene celebração do Domingo de Ramos no santuário São Francisco do Anamã. A celebração começou com a bênção de ramos na praça do santuário. Em seguida foi celebrada a missa dentro do santuário com uma numerosa participação dos fiéis. A missa foi presidida por Dom Marcos e concelebrada por Pe. Francisco José. 


No final da missa Dom Marcos benzeu a nova Sala dos Milagres do santuário. O lugar ficou muito bem estruturado e cheio de promessas, que são sinais visíveis dos milagres e das graças alcançadas. Parabéns ao Pe, Zezinho e a comunidade da matriz por esta bonita iniciativa de preservar as promessas dos romeiros de São Francisco! As visitas nas comunidades ribeirinhas e no santuário de Anamã 


Dom Marcos aproveitou para agradecer a presença dos paroquianos de Anamã, em Coari no mês de março de 2014, no “Encerramento do Ano Jubilar da Prelazia de Coari, na “Instalação Canônica da Diocese de Coari” e na “Tomada de Posse” do primeiro bispo diocesano!





Na Segunda-feira Santa (14.04.2014) Dom Marcos viajou para Anori. Na parte da tarde o bispo se encontrou pessoalmente com o Pe. Antônio França para conversar a respeito do trabalho e da sua presença missionária na paróquia da Imaculada. À noite Dom Marcos presidiu na igreja matriz a celebração penitencial para as pessoas da Pastoral Familiar.
Na Terça-feira Santa, na parte da manhã, o Pe. Antônio França mostrou ao bispo o andamento dos trabalhos da construção da Igreja de Santa Luzia e da recém consagrada igreja-capela São José. 



A construção da Igreja de Santa Luzia é muito avançada e vai ser uma igreja muito espaçosa e bonita! 




A igreja-capela de São José já está benta e foi inaugurada. A arquitetura da igreja é muito bonita e o interior muito aconchegante. Ao redor da capela tem poucos moradores, mas no futuro vai servir muito bem para o bairro inteiro. 





Gostaria de parabenizar as comunidades e o Pe. França pelo zelo e dedicação missionária!






Durante a Semana Santa a paróquia da Imaculada conta com a ajuda pastoral dos três seminaristas do Seminário Menor Sant’Ana de Coari!

Nenhum comentário:

Postar um comentário