Evangelizar no coração do Amazonas: "Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região... Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... " (Manoel Nerys, Manacapuru, Diocese de Coari-AM)

quarta-feira, 30 de abril de 2014

COMEÇOU A 52ª ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB)



No dia 30 de abril de 2014, com a solene missa no Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, começou a 52ª Assembleia Geral dos Bispos da Conferencia Episcopal do Brasil. Participam do evento mais de 300 bispos e assessores. 

Está presente também o representante do Papa Francisco, o Arcebispo Dom Giovanni D’Aniello, núncio apostólico no Brasil. 

A abertura oficial foi feita pela presidência da assembleia na pessoa de seu presidente Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis.
Logo na abertura foram apresentados os novos bispos nomeados pelo Papa Francisco desde a última assembleia geral do episcopado no ano passado. 

Os novos bispos foram acolhidos com muita alegria, fé e esperança!
A assembleia é marcada pelos momentos de reflexão, de oração, de troca de experiências e pelo retiro espiritual. Vão ser discutidos e votados vários documentos como por ex., o tema central sobre a “Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia”, o documento sobre a reforma agrária no séc. XXI -“A Igreja e a questão agrária no início do século 21”, o documento sobre os “Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil", o texto do documento para a discussão sobre o laicato - “Os cristãos leigos e leigas”, etc.
.
No meio da assembleia acontecerá o retiro para os bispos. O pregador do retiro para os bispos vai ser o famoso teólogo italiano, atual Arcebispo de Chieti-Vasto, Dom Bruno Forte, que recentemente foi escolhido secretário especial da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos que acontecerá ainda nesse ano de 2014.


A Diocese de Coari é representada, na 52ª Assembleia Geral da CNBB, pelos bispos eméritos Dom Gutemberg Freire Regis e Dom Joércio Gonçalves Pereira e pelo atual bispo da Diocese de Coari Dom Marcos Piatek.

Peçamos ao Espírito Santos que nos ilumine nesses dias e que Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, nos acompanhe nas nossas reflexões, orações e tomada das decisões em prol da Igreja do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário